Aumente o Consumo de Frutas e Vegetais Seguindo Contas Saudáveis nas Redes Sociais!
Os pesquisadores da Universidade Aston descobriram que pessoas que seguem contas de alimentação saudável nas redes sociais por apenas duas semanas passaram a consumir mais frutas e vegetais e menos alimentos prejudiciais.
Pesquisas anteriores mostraram que normas sociais positivas sobre frutas e vegetais aumentam o consumo individual desses alimentos. A equipe de pesquisa buscou investigar se a representação positiva de alimentos mais saudáveis nas redes sociais teria o mesmo efeito. A pesquisa foi liderada pela Dra. Lily Hawkins, como parte de seu estudo de doutorado, supervisionado pelo Dr. Jason Thomas e pela Professora Claire Farrow, da Escola de Psicologia.
Os pesquisadores recrutaram 52 voluntários, todos usuários de redes sociais, com uma idade média de 22 anos, e os dividiram em dois grupos. Os voluntários do primeiro grupo, chamado de grupo de intervenção, foram solicitados a seguir contas do Instagram sobre alimentação saudável, além de suas contas habituais. Os voluntários do segundo grupo, chamado de grupo de controle, foram solicitados a seguir contas de design de interiores. O experimento durou duas semanas, e os voluntários registraram o que comeram e beberam durante esse período.
No geral, os participantes que seguiram as contas de alimentação saudável consumiram em
média 1,4 porções extras de frutas e vegetais por dia e 0,8 itens menos densos em energia, como lanches calóricos e bebidas açucaradas, por dia. Isso representa uma melhoria substancial em comparação com intervenções educacionais e baseadas em redes sociais anteriores que tentaram melhorar dietas.
O Dr. Thomas e a equipe acreditam que a afiliação é um componente chave na mudança do comportamento alimentar. Por exemplo, o efeito foi mais pronunciado entre os participantes que se sentiam afiliados a outros usuários do Instagram.
O Estudo de Saúde do NHS Health Survey for England de 2018 mostrou que apenas 28% da população do Reino Unido consumia as cinco porções recomendadas de frutas e vegetais por dia. O baixo consumo desses alimentos está relacionado a doenças cardíacas, câncer e AVC, então identificar maneiras de incentivar um consumo maior é vital. Expor as pessoas a normas sociais positivas, usando cartazes em cantinas incentivando o consumo de vegetais, ou em bares para desencorajar níveis perigosos de consumo de álcool, mostrou-se eficaz. As redes sociais são tão prevalentes agora que os pesquisadores acreditam que poderiam ser uma maneira ideal de disseminar normas sociais positivas sobre o alto consumo de frutas e vegetais, especialmente entre os jovens.
O Dr. Thomas disse:
"Este é apenas um estudo de intervenção piloto no momento, mas são descobertas bastante empolgantes, pois sugerem que até pequenos ajustes em nossas contas de mídia social podem levar a melhorias substanciais na dieta, sem custo! Nosso trabalho futuro examinará se tais intervenções realmente mudam nossas percepções sobre o que os outros estão consumindo e também se essas intervenções produzem efeitos sustentados ao longo do tempo."
Dra. Hawkins, que agora está na Universidade de Exeter, disse:
"Nossas pesquisas anteriores demonstraram que normas sociais nas redes sociais podem influenciar o consumo de alimentos, mas este estudo piloto demonstra que isso se traduz no mundo real. Claro, gostaríamos agora de entender se isso pode ser replicado em uma amostra comunitária maior." #boasaude #smoothie #detox #Vitaminas #boaalimentação #saudável
Fonte:
Materials provided by Aston University. Note: Content may be edited for style and length.